O Tiro : do lazer aos títulos olímpicos

          

[ Hélices ] [ Fosso Olímpico ] [ Fosso Universal ] [ Trap ] [ Skeet ] [ Percurso de Caça ] [ Compak Sporting ]


 

 

 

 

                   

Fosso Olímpico

Os atiradores são colocados a 15 metros atrás de um fosso na qual estão instaladas 15 máquinas de lançar. As máquinas são reguladas de modo diferente com o objectivo de variar as trajectórias dentro dos limites descritos pelo regulamento internacional. O atirador tem direito a dois cartuchos por prato. Depois de ter atirado, muda de lugar. Um percurso completo compreende 25 pratos.

Topo

 

 



 

 

             

Fosso Universal

Os atiradores são colocados a 15 metros atrás de um fosso na qual estão instaladas 5 máquinas de lançar. As máquinas são reguladas de modo diferente com o objectivo de variar as trajectórias dentro dos limites descritos pelo regulamento internacional. O atirador tem direito a dois cartuchos por prato. Depois de ter atirado, muda de lugar. Um percurso completo compreende 25 pratos.

Topo

 

 

 

 

 

 

 

             

Trap

Os atiradores são colocados a 15 metros atrás de um fosso no qual está instalada 1 máquina de lançar. A máquina é regulada de modo diferente com o objectivo de variar as trajectórias dentro dos limites descritos pelo regulamento internacional. O atirador tem direito a dois cartuchos por prato. Depois de ter atirado, muda de lugar. Um percurso completo compreende 25 pratos.

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

             

Skeet

Um campo de Skeet é composto por 2 cabines, uma alta e uma baixa e de 8 postos de tiro em forma de arco com um círculo de 19,20 m de raio, cuja base mede 36,80 m e está situada a 5,49 m do centro da circunferência. É aqui neste centro o ponto de cruzamento dos pratos. São atirados 2 pratos sucessivamente aos 8 postos. O atirador tem direito a 1 cartucho por prato. O atirador que dispõe de dois cartuchos, deve procurar partir os pratos, atirando obrigatoriamente o primeiro tiro ao prato que sai da cabine mais próxima e o segundo ao prato projectado da cabine mais afastada. Este percurso completo é composto de 25 pratos.

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             

Percursos de Caça

O percurso de caça é um desporto em plena expansão pois recria o ambiente de caça. As máquinas dos pratos estão ao longo de um percurso livre e devidamente dissimuladas. Os pratos imitarão as perdizes, os faizões de alto voo, os coelhos partindo inesperadamente, partindo em frente ou de lado, rasantes ou a subir, no bosque ou na planície, reproduzem o mais fielmente as condições da caça. Um percurso completo é composto por 25 pratos.

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             

Compak Sporting

O Compak Sporting dispõe de trajectórias muito variadas, é sem dúvida uma versão concentrada, quanto ao espaço, do Percurso de Caça. Este percurso é composto de 25 pratos.

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             

Hélices

... brevemente ....

Topo